SUSTENTABILIDADE DENTRO DAS EMPRESAS- TGA

SUSTENTABILIDADE DENTRO DAS EMPRESAS


A falta de conhecer e colocar em prática a sustentabilidade está deixando a natureza em colapso. Se pararmos para prestar atenção, quantas vesses já não ouvimos que o mundo está numa profunda crise? Com Inundações, extinção de espécies, escassez da água e a grave questão dos resíduos, para onde vai todo nosso lixo? Estamos cada vês mais destruindo o nosso planeta e nos altos destruindo também. Precisamos mudar toda essa situação, e cabe as empresas grande parte dessa responsabilidade de tornar o mundo mais sustentável.
Hoje é muito comum ouvir falar em sustentabilidade, mais o que é ser sustentável? Ser sustentável está nas pequenas ações e atitudes, dês de economizar energia, a reciclagem do lixo, o reaproveitamento das coisas, e até a trocar da lâmpada normal pela florescente, são características de um processo econômico, social e ambiental, que dá ao ser humano o seu papel de interagir com o mundo, preservando o meio ambiente e suas relações futuras. Está ligado a um consumo consciente, utilizando de forma inteligente os recursos naturais, que serão pequenos detalhes que no futuro refretem do bolso no empresário.
 A visão de sustentabilidade ser uma coisa cara para as empresas já não e mais real, pois a adotar essas práticas acabam tendo redução nos custos, preferência do consumidor, visibilidade e vantagem na concorrência. Ser uma empresa sustentável é ter um diferencial em comparação as outras empresas, seja pela sua economia, ou pelo consumidor que vai preferi-lo por enxergar na sua empresa o seu diferencial. Hoje em dia não é somente aplicada para a grande empresa, mais sim para a grande, media e pequena empresa.
Ter uma gestão sustentável acabou se tornando uma boa ideia para o planejamento da empresa que quer garantir o seu futuro e o seu sucesso!!!
E para ter sucesso com a sustentabilidade, precisamos pensar em três pilares da sustentabilidade; as
16 dimensões de sustentabilidade, segundo o centro SEBRAE de sustentabilidade, e o que faz uma empresa ser sustentável:

 

OS TRÊS PILARES DA SUSTENTABILIDADE


 A economia verde, e um projeto de sustentabilidade, quando a empresa usa os três pilares da sustentabilidade ela está praticando a economia verde, e passa ganhar muito benefícios com essa aplicação.

                              I.        Social;
                            II.        Econômico;                     
                           III.        Ambiental.

Social: é atingir todos os clientes sem distinção a cultura social, como as famílias que iram consumir.
Econômico ou financeiro: E a parte de lucro da empresa, toda empresa precisa ter e dar lucro, para poder fazer suas implantações e manutenções, e muito importante porquê se a empresa não dar lucro ela não pode investir na sustentabilidade, é   ela que gira a parte social e ambiental da empresa. Gerando o consumo.
Ambiental: E a preservação da biodiversidade e do ecossistema, cuidar do meio ambiente.

AS 16 DIMENSÕES DE SUSTENTABILIDADE


 As 16 dimensões de sustentabilidade podem fazer a sua empresa ser responsável eco eficiente e muito, mas rentável.

1.    Planejamento estratégico;
2.    Liderança para sustentabilidade;
3.    Gestão financeira;
4.    Gestão da qualidade;
5.    Compras sustentáveis;
6.    Encadeamento produtivo;
7.    Gestão de pessoas;
8.    Desenvolvimento social;
9.    Gestão ambiental;
10. Uso eficiente da água;
11. Uso eficiente de energia;
12.  Gerenciamento de resíduos sólidos;
13. Legislação, normas e certificações;
14. Mercado e consumo consciente;
15.  Marketing e comunicação;
16. Políticas públicas.



O QUE FAZ UMA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL


São as ações e atitudes humanas dentro da empresa visando o bem da natureza, da sociedade e economia da empresa e gerando maior produtividade dentro da empresa.
Como:
·         Coleta seletiva do lixo, separação do lixo (como reciclável, plástico etc.), sua reciclagem corretamente e dar destinos certos para os resíduos (rejeitos) que não podem ser reciclados.
·         Troca de sacolas plásticas pelas sustáveis;
·         Economia de água e de luz;
·         Exploração dos recursos naturais e minerais de forma controlada;
·         Preservação total das áreas verdes não destinadas e a exploração econômica;
·         Incentivo aos produtos orgânicos;
·         Uso da energia (eólia, Geotérmica e hidráulica);
·         O reaproveitamento das coisas.
·         Optar por coisas mais sustentáveis, como: a sacola pela caixa, ou o carinho de metal pelo de plástico ou até a impressora a lazer pela a cera.
·         Ter um bom layout, da empresa, trazendo melhores condições de trabalho para os funcionários, como:  as cadeiras no nível certo.
Entenda são esses pequenos detalhes que fazer grande diferença dentro da empresa, que vãos gerar benéficos para empresa, como;

·         Novas oportunidade de negócio e crescimento ganhando o meio ambiente, a sociedade e a empresa;
·         Reduzindo os desperdícios;
·         E promovendo o bem-estar dos funcionários e investindo em processos de gestão mais inteligentes.


 

EXEMPLO DE UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL


A BMW foi a primeira empresa do setor a nomear um executivo voltando exclusivamente para a questão ambiental, isso em 1973.
O conselho de sustentabilidade define o alinhamento estratégico por meio de metas obrigatórias.
Entre 1995 e 2015 o grupo BMW reduziu as emissões de CO2 em 40%, mas apenas dos carros novos vendidos na Europa. A emissão média de CO2 em toda a Europa no ano passado foi de 127 gramas por quilômetro rodado, bem abaixo do índice mundial, que foi de 147 g/km.
A empresa lançou recentemente sete carros elétricos ou híbridos, sendo que um elétrico (o 13) e um híbrido com tomada (i8) são vendidos no Brasil.
Entre as ações da empresa estão: compra de 58% de energia renováveis; operação de quatro turbinas eólicas na fabrica de Leipzig, que fornecem exclusivamente energia pra a produção do BMW i3 e BMW i8; uso de gás metano na fabrica de Spartanburg, nos EUA. Foi o primeiro fabricante europeu a usar um caminhão elétrico pra o transporte de materiais em vias publicas.
A sustentabilidade é uma parte essencial da estratégia corporativa do BMW Group. A empresa indicou uma autoridade ambiental já em 1973  a primeira do setor automotivo. Desde então, a empresa vem sistematicamente refinando seu conceito de sustentabilidade. Em 2009, a sustentabilidade corporativa foi firmemente estabelecida como uma meta corporativa para o grupo. Hoje, o Conselho de Sustentabilidade, composto de todos os membros do Conselho de Administração, define o alinhamento estratégico por meio de metas internas obrigatórias e o Comitê Executivo de Sustentabilidade prepara o caminho para a implementação nas divisões relevantes.


 

CONCLUSÃO


Os benefícios de ser sustentável são muitos, irar garantir um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida inclusive a humana. Garantindo os recursos naturais necessários para as próximas gerações, e mantendo a manutenção dos recursos naturais. Sendo assim, a sustentabilidade passa a ser o “Capital da empresa”, e dando o primeiro passo que é possível fazer a diferença!
Agora temos em mente oque e a sustentabilidade, nada menos que:
“Promover desenvolvimento econômico, visando minimizar os impactos ambientais, afim de garantir recursos naturais para as gerações atuais e futuras”
– Lester Brown.
Resumindo e a “condição para a sobrevivência do planeta, do homem e dos seus empreendimentos”.



REFERÊNCIAS














Comentários

Postagens mais visitadas