SUSTENTABILIDADE DENTRO DAS EMPRESAS- TGA
SUSTENTABILIDADE DENTRO DAS EMPRESAS
A falta de conhecer e colocar em
prática a sustentabilidade está
deixando a natureza em colapso. Se pararmos
para prestar atenção, quantas vesses já não ouvimos que o mundo está numa
profunda crise? Com Inundações, extinção de espécies, escassez da água e a
grave questão dos resíduos, para onde vai todo nosso lixo? Estamos cada vês
mais destruindo o nosso planeta e nos altos destruindo também. Precisamos mudar
toda essa situação, e cabe as empresas
grande parte dessa responsabilidade de tornar o mundo mais sustentável.
Hoje é muito comum ouvir falar em
sustentabilidade, mais o que é ser sustentável? Ser sustentável está nas
pequenas ações e atitudes, dês de economizar energia, a reciclagem do lixo,
o reaproveitamento das coisas, e até a trocar da lâmpada normal pela
florescente, são características de um processo econômico, social e ambiental,
que dá ao ser humano o seu papel de interagir com o mundo, preservando o meio
ambiente e suas relações futuras. Está ligado a um consumo consciente,
utilizando de forma inteligente os recursos naturais, que serão pequenos
detalhes que no futuro refretem do bolso no empresário.
A visão de sustentabilidade ser uma coisa cara
para as empresas já não e mais real, pois a adotar essas práticas acabam tendo
redução nos custos, preferência do consumidor, visibilidade e vantagem na
concorrência. Ser uma empresa sustentável é ter um diferencial em comparação as
outras empresas, seja pela sua economia, ou pelo consumidor que vai preferi-lo
por enxergar na sua empresa o seu diferencial. Hoje em dia não é somente
aplicada para a grande empresa, mais sim para a grande, media e pequena
empresa.
Ter uma gestão sustentável acabou se tornando uma boa ideia para o
planejamento da empresa que quer garantir o seu futuro e o seu sucesso!!!
E para ter sucesso com a sustentabilidade,
precisamos pensar em três pilares da sustentabilidade; as
16 dimensões de sustentabilidade, segundo
o centro SEBRAE de sustentabilidade, e o que faz uma empresa ser sustentável:
OS TRÊS PILARES DA SUSTENTABILIDADE
A economia verde, e um projeto de
sustentabilidade, quando a empresa usa os três pilares da sustentabilidade ela
está praticando a economia verde, e passa ganhar muito benefícios com essa
aplicação.
I.
Social;
II.
Econômico;
III.
Ambiental.
Social: é atingir todos os clientes
sem distinção a cultura social, como as famílias que iram consumir.
Econômico ou financeiro: E a parte de lucro da empresa, toda empresa precisa ter e dar lucro, para
poder fazer suas implantações e manutenções, e muito importante porquê se a
empresa não dar lucro ela não pode investir na sustentabilidade, é ela
que gira a parte social e ambiental da empresa. Gerando o consumo.
Ambiental: E a preservação da biodiversidade e do ecossistema, cuidar do meio
ambiente.
AS 16 DIMENSÕES DE SUSTENTABILIDADE
As 16 dimensões de sustentabilidade podem
fazer a sua empresa ser responsável eco eficiente e muito, mas rentável.
1.
Planejamento estratégico;
2.
Liderança para sustentabilidade;
3.
Gestão financeira;
4.
Gestão da qualidade;
5.
Compras sustentáveis;
6.
Encadeamento produtivo;
7.
Gestão de pessoas;
8.
Desenvolvimento social;
9.
Gestão ambiental;
10. Uso
eficiente da água;
11. Uso
eficiente de energia;
12. Gerenciamento de resíduos sólidos;
13. Legislação,
normas e certificações;
14. Mercado
e consumo consciente;
15. Marketing e comunicação;
16. Políticas
públicas.
O QUE FAZ UMA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL
São as ações e atitudes humanas dentro da empresa visando o
bem da natureza, da sociedade e economia da empresa e gerando maior
produtividade dentro da empresa.
Como:
·
Coleta seletiva do lixo, separação do lixo (como
reciclável, plástico etc.), sua reciclagem corretamente e dar destinos certos
para os resíduos (rejeitos) que não podem ser reciclados.
·
Troca de sacolas plásticas pelas sustáveis;
·
Economia de água e de luz;
·
Exploração dos recursos naturais e minerais de
forma controlada;
·
Preservação total das áreas verdes não
destinadas e a exploração econômica;
·
Incentivo aos produtos orgânicos;
·
Uso da energia (eólia, Geotérmica e hidráulica);
·
O reaproveitamento das coisas.
·
Optar por coisas mais sustentáveis, como: a
sacola pela caixa, ou o carinho de metal pelo de plástico ou até a impressora a
lazer pela a cera.
·
Ter um bom layout, da empresa, trazendo melhores
condições de trabalho para os funcionários, como: as cadeiras no nível certo.
Entenda são esses pequenos
detalhes que fazer grande diferença dentro da empresa, que vãos gerar benéficos
para empresa, como;
·
Novas oportunidade de negócio e crescimento
ganhando o meio ambiente, a sociedade e a empresa;
·
Reduzindo os desperdícios;
·
E promovendo o bem-estar dos funcionários e
investindo em processos de gestão mais inteligentes.
EXEMPLO
DE UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL
A BMW foi a primeira empresa do setor a nomear um
executivo voltando exclusivamente para a questão ambiental, isso em 1973.
O conselho de sustentabilidade define o alinhamento
estratégico por meio de metas obrigatórias.
Entre 1995 e 2015 o grupo BMW reduziu as emissões
de CO2 em 40%, mas apenas dos carros novos vendidos na Europa. A emissão média
de CO2 em toda a Europa no ano passado foi de 127 gramas por quilômetro rodado,
bem abaixo do índice mundial, que foi de 147 g/km.
A empresa lançou recentemente sete carros elétricos
ou híbridos, sendo que um elétrico (o 13) e um híbrido com tomada (i8) são
vendidos no Brasil.
Entre as ações da empresa estão: compra de 58% de
energia renováveis; operação de quatro turbinas eólicas na fabrica de Leipzig,
que fornecem exclusivamente energia pra a produção do BMW i3 e BMW i8; uso de
gás metano na fabrica de Spartanburg, nos EUA. Foi o primeiro fabricante
europeu a usar um caminhão elétrico pra o transporte de materiais em vias
publicas.
A sustentabilidade é uma parte
essencial da estratégia corporativa do BMW Group. A empresa indicou uma
autoridade ambiental já em 1973 a
primeira do setor automotivo. Desde então, a empresa vem sistematicamente
refinando seu conceito de sustentabilidade. Em 2009, a sustentabilidade
corporativa foi firmemente estabelecida como uma meta corporativa para o grupo.
Hoje, o Conselho de Sustentabilidade, composto de todos os membros do Conselho
de Administração, define o alinhamento estratégico por meio de metas internas
obrigatórias e o Comitê Executivo de Sustentabilidade prepara o caminho para a
implementação nas divisões relevantes.
CONCLUSÃO
Os benefícios de ser sustentável são muitos, irar garantir
um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida
inclusive a humana. Garantindo os recursos naturais necessários para as
próximas gerações, e mantendo a manutenção dos recursos naturais. Sendo assim,
a sustentabilidade passa a ser o “Capital
da empresa”, e dando o primeiro passo que é possível fazer a diferença!
Agora temos em mente oque e a sustentabilidade, nada menos
que:
“Promover desenvolvimento econômico, visando minimizar os impactos
ambientais, afim de garantir recursos naturais para as gerações atuais e
futuras”
– Lester Brown.
Resumindo e a “condição para a sobrevivência do planeta,
do homem e dos seus empreendimentos”.
Comentários
Postar um comentário